E-COMMERCE DE AUTO PEÇAS
A queda nas vendas de veículos zero quilômetro pode ter
gerado um fluxo maior de clientes para as lojas de autopeças. Com isso, alguns
varejistas do e-commerce projetam alta de até 25% nas vendas durante o primeiro
trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2015.
No Brasil ainda tem esse desafio de superar a confiança do
consumidor em comprar pela internet. Principalmente no setor Automotivo, ainda
sim vai acontecer com este mercado o que ocorreu com a linha branca e
eletroeletrônicos, hoje amplamente vendidos pelo canal eletrônico.
Enquanto o e-commerce mostra crescimento, as varejistas
físicas de autopeças indicam estar com dificuldades em atravessar o período de
instabilidade econômica, principalmente no que tange aos itens produzidos no
Brasil.
As vendas líquidas nominais para as montadoras, intrassetoriais
e reposição registraram queda de 27,2%, 25,9%, e 3,6%, respectivamente, no
mesmo período, quando comparado a janeiro do ano passado.
Ainda conforme um estudo da Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), entre o primeiro e o
último mês de 2015, a queda no varejo de autopeças no Estado de São Paulo foi
de 3,5%, em comparação com o mesmo período de 2014.
O faturamento total das lojas paulistas do segmento foi de
R$ 901 milhões em 2015.
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