Dicas para uma cobrança eficiente e saúdavel
Não é incomum transportadoras cobrando clientes por ocorrências infundadas ou sem argumentação consistente, o que torna a cobrança seja ela por qual motivo for desgastante e conflituosa.
Abaixo algumas dicas que podem ajudar nesta abordagem e facilitar a solução do problema;
1 - Antes de cobrar , identificar se todos os processos foram cumpridos corretamente;
2 - No momento do contato levante o máximo de informações que possam contribuir para a solução do problema;
3 - Não cobre do cliente a resolução do problema no primeiro contato;
4 - Interprete a disposição do cliente em resolver o problema, auxilie mais ou menos de acordo com esta percepção;
5 - Analise o histórico do cliente na sua empresa, e um caso reincidente ou um caso isolado? em casos anteriores teve solução rápida ou foi traumático ?
6 - Na medida do possível respeite as limitações operacionais ou burocráticas do cliente desde que o mesmo esteja disposto a resolver o problema a 4 mãos;
7 - Envolva sempre o setor comercial , pois ele é a referencia do cliente sobre a empresa e precisa estar a par de todos os assuntos para que não seja pego de surpresa em uma eventual reunião;
8 - Sugira para o cliente algumas opções de solução do caso não se limite, busque informações que possam contribuir para a solução;
9 - Por fim veja o cliente como parceiro e não como inimigo , assim como sua empresa pode ter prejuizos ele também terá em algum momento portanto o bom senso em ambas as partes e a melhor parte da negociação.
Wlog, em busca da logistica perfeita
Abaixo algumas dicas que podem ajudar nesta abordagem e facilitar a solução do problema;
1 - Antes de cobrar , identificar se todos os processos foram cumpridos corretamente;
2 - No momento do contato levante o máximo de informações que possam contribuir para a solução do problema;
3 - Não cobre do cliente a resolução do problema no primeiro contato;
4 - Interprete a disposição do cliente em resolver o problema, auxilie mais ou menos de acordo com esta percepção;
5 - Analise o histórico do cliente na sua empresa, e um caso reincidente ou um caso isolado? em casos anteriores teve solução rápida ou foi traumático ?
6 - Na medida do possível respeite as limitações operacionais ou burocráticas do cliente desde que o mesmo esteja disposto a resolver o problema a 4 mãos;
7 - Envolva sempre o setor comercial , pois ele é a referencia do cliente sobre a empresa e precisa estar a par de todos os assuntos para que não seja pego de surpresa em uma eventual reunião;
8 - Sugira para o cliente algumas opções de solução do caso não se limite, busque informações que possam contribuir para a solução;
9 - Por fim veja o cliente como parceiro e não como inimigo , assim como sua empresa pode ter prejuizos ele também terá em algum momento portanto o bom senso em ambas as partes e a melhor parte da negociação.
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