Tendências na Aréa de Logística
1 ) Há a necessidade por mais opções de entrega,
causada pela sofisticação dos consumidores e aumento da penetração do comércio
eletrônico. Isso inclui:
- Entrega
no mesmo dia ou agendada para o dia seguinte;
- Uso
de lockers em lugares públicos (ex: Correios têm um piloto em Curitiba);
- Entrega
no ponto de venda e integração com o negócio do mundo físico
(omnichannel);
- Showrooming
ou ponto de venda com amostras dos produtos e sem estoque. Nesse caso, a
entrega ocorre na casa do consumidor;
- Condições
de frete alinhadas ao perfil da compra ou consumidor (frete grátis com
prazos longos, frete expresso para cliente VIP).
2) O renascimento da logística reversa, também causado pelo aumento da penetração, sofisticação e desenvolvimento do ambiente de negócios online:
- Consumidores
perdem o medo de comprar online por confiar que podem trocar e devolver
produtos. Na Europa, o índice de devolução de calça jeans é de 45%.
Brasileiros ainda evitam “se arriscar” no e-commerce;
- Assim,
surge a diversificação de modelos de negócio, como Dress&Go, Notiluca
e Retroca.
3) A verticalização das cadeias
- Nascimento
do modelo fullcommerce, em que uma empresa fornece desde a parte de
tecnologia, mão-de-obra, gestão, armazenagem e até transporte.
Na logística em geral
4) O uso da tecnologia para otimização de ativos. Exemplos:
- Sistema
de agendamento para navios e entregas de cargas rodoviárias no Porto de
Paranaguá, que reduz filas de caminhões;
- Compartilhamento
de ativos, como o uso de motoristas Uber em entregas (acontece fora do
Brasil) ou taxistas em geral para coleta de mercadorias/logística reversa;
- A
intermediação para geração de negócios e redução de preços (ex: Mandaê)
5) Melhoria no acesso à informação para tomada
de decisões:
- Sistemas
embarcados e baseados em redes 3G: informações disponíveis mais facilmente
e mais rapidamente
- Distribuição
das informações entre embarcadores, transportadoras, caminhões, entre
outros stakeholders
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