E-COMMERCE 4.0

A indústria 4.0 já existe em todo mundo e colocou em prática conceitos até então desconhecidos, como Internet das Coisas, robótica avançada.

A tecnologia vem crescendo de forma exponencial agregando inúmeras facilidades para o segmento de  suprimentos e logística, que, desde então, vem adotando o chamado Supply Chain 4.0.

Mas o que é esse processo exatamente? O assunto foi um dos destaques da Intermodal South America 2019, realizada na semana passada, em São Paulo. O processo garante que a gestão da cadeia de suprimentos seja mais integrada, dos fornecedores aos clientes, e que as decisões sobre custo, estoque, e atendimento sejam tomadas em uma perspectiva de ponta a ponta, e não isoladamente, por função.

Com isso, a cadeia de abastecimento torna-se mais rápida, flexível, detalhada, precisa e eficiente, a demanda e o comportamento do consumidor são afetados pela grande quantidade de opções disponiveis afim de atender as suas necessidade.

Isso gera obrigação de precisão e de integração na cadeia,várias empresas vêm usando o Supply Chain 4.0 nas entregas de seus produtos, uma grande empresa do segmento de rastreamento por exemplo, monitora todo o ciclo operacional das cargas transportadas de caminhão, desde a coleta até a entrega. Cada etapa do processo é verificada, como a rota percorrida, tempo de direção, acidentes, temperatura da carga, perfil do condutor, uso de combustível e de pneu.

Uma das plataformas de tecnologia que oferece serviços de e-commerce para toda a América Latina, também adotou as vantagens de uma cadeia de abastecimento complexa desde 2013.

Como podemos observar a transformação digital está com força total na logística mesmo que em passos mais lentos ela está chegando e as empresas que não se atualizarem e não acompanharem vão ficar para trás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para mau cheiro no baú do caminhão

Importância da Roteirização na Logistíca