Logística 4.0 você também já ouviu falar ?




Olá galera da logística e do transporte  beleza ? certamente em algum momento você ouviu a expressão logística 4.0 , mas a que se refere este conceito de logística ? o que efetivamente é a logística 4.0 ? vamos lá eu vou tentar ajudar a esclarecer essa duvida.

Bem, logística 4.0 nada mais é que a nova onda mundial afim de automatizar todo o processo de logística e suas vertentes, em linhas gerais a logística do futuro onde todo o processo e controlado por computadores, robótica colaborativa , visualizações tridimensionais ou seja a logística inteligente.

As empresas aos poucos estão implantando em seus processos conceitos da logística 4.0 , elevando assim seu processo logístico ao um patamar diferente, já que esse conceito propicia a empresa resultados como:


– Redução da perda de ativos – conhecer os problemas dos produtos em tempo para encontrar uma solução.
– Economia de custos de combustível – otimizar rotas de frota, monitorando as condições de tráfego.
– Garantia da estabilidade de temperatura – monitorar resfriamento que, de acordo com o Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, cerca de um terço dos alimentos perecem em trânsito a cada ano.
– Gerenciamento do estoque do armazém – monitorar inventários em situações de peças fora do estoque
– Identificação da visão do usuário – sensores incorporados fornecem visibilidade sobre o comportamento do cliente e uso do produto.
– Criação da eficiência de frotas – reduzir as redundâncias.

Podemos observar a evolução da tecnologia no segmento da logística quando se torna possível evitar problemas na balança, um software de formação de carga que foi apresentado na Movimat mostra que, é possível sim antes mesmo de carregar, um caminhão visualizar em  três dimensões na tela do computador, como deve ser a distribuição dos paletes, isso é a logística 4.0 ajudando transportadores, embarcadores e motoristas a carregar de forma mais rápida e planejada. Essa eficiência é capaz evitar erro de distribuição de peso e sobrecarga no eixo que, na estrada, pode resultar em multa, transtornos, perda de tempo e custos.


O futuro é agora e as empresas devem estar cada vez mais atentas aos conceitos de indústria 4.0, logística 4.0 e suas tendências. Adotar e aplicar, cada vez mais, essa nova ordem mundial é fundamental para continuar tendo competitividade no mercado.

Possivelmente com a logística 4.0 chegará ao fim nossa busca pela logística perfeita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para mau cheiro no baú do caminhão

Importância da Roteirização na Logistíca