O que é SKU ?

Olá galera da logistica e do transporte beleza?  Hoje vamos falar sobre mais uma sigla muito usada na gestão de estoque o SKU,  profissionais do ramo da logística sabem tamanha a importância de uma gestão eficaz e organizada do estoque para o sucesso da empresa. Quanto maior for a quantidade de estoque e mix de produtos mais desafiadora é a tarefa de controlar com rigor as entradas e saídas de mercadorias,  para isso foi criado o SKU. 

Mas o que e esse tal de SKU,  a sigla vem do inglês StockKeeping Unit ou Unidade de manutenção de Estoque, sendo um codigo que pode ser formado por letras e números sendo um identificador unico para determinado pruduto, codigo comumente utilizado por empresas que utilizam das boas práticas para gestão de estoque.
No e-commerce, o uso do codigo SKU e muito frequente pois atua na integração do estoque com a loja virtual categorizando os itens disponíveis inibindo assim eventuais erros de envio para os clientes.
O SKU  e diferente do codigo de barras que so pode ser lido por um leitor digital e sua composição e totalmente numérica, o SKU  e composto por elementos e detalhes que distinguam rapidamente a e de uma rapida localização do mesmo, fatores como os abaixo compoem um codigo SKU:
·         fabricante;
·         material;
·         tamanho ou dimensões;
·         descrição do item;
·         cor;
·         embalagem;
·         garantia;
·         entre outros.
Exemplificando, o codigo SKU de um tenis é : MX-TEN-CO-38-PR; sendo:
·         MX diz respeito à marca “X” que forneceu o sapato — ou pode representar também a coleção;
·          TEN se refere ao modelo do calçado, que é uma Tênis;
·         CO fala sobre o material, que é couro;
·         38 indica o tamanho;
·         PR aponta para a cor, no caso do exemplo, preta.

Adotar métodos de organização de estoque com uso de codigos SKU e muito importante para se manter processos logísticos eficientes e de alta qualidade.

Espero que tenham gostado !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para mau cheiro no baú do caminhão

Importância da Roteirização na Logistíca