Cross Docking Vantagens e Desvantagens

Ola galera da logistica e do transporte hoje vamos falar um pouco sobre uma estratégia de distribuição e logística chamado Cross Docking. Essa operação surgiu dada a necessidade de novas inteligências de praticas eficazes de abastecimento do mercado sendo solidificada em razão das possibilidades que oferece. O CrossDocking é um processo no qual a mercadoria é recebida em  centro de distribuição sem ser armazenada, ao invés disso é diretamente direcionada para o local de embarque onde é carregada nos veículos de entrega. Ou seja, o Cross Docking funciona mediante o recebimento de cargas de diversos locais que serão consolidadas e direcionadas ao seu destino final sendo assim caracterizada como uma área em que os fluxos de cargas  são contínuos. Um ponto importante para  que este processo funcione de acordo com o esperado e a existência deu um sistema de ERP que controle detalhadamente todo o fluxo e permita o perfeito rastreamento de  informações, afinal uma operação com este dinamismo não pode ter erros certo?

Como em todo processo logística existem vantagens e desvantagens em utilizar a operação de Cross Docking, tendo a seu favor vantagens como:

Redução da  necessidade de espaço;

Minimiza o risco de avaria aos produtos;

Menos custo de manuseio;

 

Infelizmente, nem tudo é perfeito e no CrossDocking não poderia ser diferente alguns pontos se não forem bem alinhados ao processo podem ser gargalos na operação tais como:

Falta de sincronização entre fornecedores e demanda;

Locais inadequados a operação; adequadas;

Sistema adequado para acompanhamento e rastreabilidade da operação;

 

Portanto, para uma operação de Cross Dockingcom sucesso é de extrema importância que pontos como, cumprimento dos prazos de entregas, local adequado para efetuação do mesmo, um sistema eficiente afim de inibir falhas que comprometam o processo unidos a uma perfeita sincronização entre demanda e fornecedores farão com que as vantagens oferecidas por este processo contribuam para a satisfação do cliente ao final ,este sim o maior beneficiado.

Espero que tenham gostado !!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para mau cheiro no baú do caminhão

Importância da Roteirização na Logistíca