Logística Reversa a Solução ao invés de Problema
Já imaginou reduzir custos em sua operação apenas dando maior atenção a sua logística reversa ?
A pergunta “ Porque o Cliente está devolvendo a mercadoria?” deve ser levantada a cada momento que recebe-se uma devolução, identificar a causa raiz pode trazer grandes economias financeiras e diminuição de retrabalho em sua operação.
1 - A mercadoria está saindo errada do estoque ?
2 - O cliente tá pedindo errado ? será que a apresentação do item está correta ?
3 - Será que está gerando duvida no cliente induzindo-o ao erro ?
Enfim são inúmeras as variáveis que podem causar uma devolução , porém a tratativa ao cliente no momento que ele precisa fazer a devolução certamente faz toda a diferença, independente do que foi a causa se ele for bem atendido e tiver sua devolução resolvida certamente ele irá divulgar que sua empresa tem um bom portfolio, bons preços, uma boa logística e que quando necessitou de realizar uma troca transcorreu tudo perfeitamente bem.
Identificar possíveis causas , atuar, e atender bem certamente gera uma economia imensurável no seu processo e um ganho de qualidade e reconhecimento de mercado.
Tratar a devolução como uma prospecção de novas vendas esse é o grande segredo !!!
Comentários
Postar um comentário