Porque é tão difícil encontrar profissionais capacitados em Logística ?




Bom Galera, poderia aqui utilizar de páginas e páginas de publicações para tentar desvendar esta dificuldade em achar profissionais capacitados nesta área sendo assim irei citar 5 problemas que contribuem para a falta de capacitação:

1 - Dificilmente as pessoas se qualificam em Logística desde o principio de sua formação profissional, isso vem de berço;

2 - Não existe uma uniformidade nas politicas de cargos e Salários, não é difícil encontrar analistas ganhando como assistentes, gerentes ganhando como supervisores, a proporção salarial varia muito de acordo com a empresa de transporte e logística;

3 - Falta de evolução nos estudos de uma remuneração variável em logística , Por que, para a área de Vendas existe uma política de remuneração variável e para a Logística isso nunca é possível?
Os raros casos existentes têm se demonstrado extremamente efetivos, com ganhos espetaculares em produtividade, acurácia e nível de serviço.

4 - Não existe Glamour na Logística , existe trabalho, ninguém faz uma selfie ao lado de um porta-palete, na doca ou junto a uma empilhadeira. Se você postar isso no Instagram ou no Facebook vão achar que você foi sequestrado!
Eventos com palestrantes mágicos ou pirotécnicos? Ex lutadores de MMA ou oficiais do BOPE relatando a superação de desafios? Esqueça!
Workshops em resorts na Bahia, Pernambuco ou Ceará? Viagens aos confins da Amazônia ou para o Pantanal para uma maior inspiração? Esqueça!
Coffee-breaks com doces finos, variedades de pães e queijos, sucos tropicais, frutas laminadas, cafés especiais? Esqueça!
Convites para eventos da empresa? Ah sim, só se for para participar da organização da festa.
Premiação com viagens para a Disney? Hahaha. A premiação pelo trabalho excepcional é a garantia do seu emprego.
Precisamos conviver diariamente com a pressão da área de Vendas, Marketing, Produção, Financeiro, Jurídico, RH, Qualidade, SSMA, etc. E não esqueça dos Clientes e dos Clientes de seus Clientes.
Nem todo mundo está preparado para sobreviver a tudo isso. Charles Darwin reavaliaria suas teorias se tivesse trabalhado em logística.

5 - Investe-se pouco ou quase nada em qualificação, as empresas querem um super homem da logística mas nada investem para isso, e preciso aprender no dia a dia, na raça.
Às vezes até preveem recursos em seus orçamentos, mas ao longo do ano as verbas “desaparecem”. Escuta-se: “não é o momento”, “não há quem possa te substituir na semana do curso”, “estamos com muitos problemas agora, deixe para uma nova oportunidade”, “isso você já deveria saber”, “você sabe muito mais que esses instrutores”, “temos inventário agendado para a data”, etc. E nessa linha vamos empurrando, literalmente, com a barriga, protelando decisões importantes, que ali na frente farão a sutil diferença entre o sucesso e o fracasso.

Temos muitas outras situações que corroboram para a falta de profissionais capacitados no mercado, mas os pontos acima pode ajudar numa profunda reflexão, e quem sabe um dia conseguiremos evoluir neste sentido !!!

Abraços a todos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para mau cheiro no baú do caminhão

Importância da Roteirização na Logistíca