10 dicas para um bom atendimento !


1 – Transmita para o cliente interesse em resolver o problema dele independentemente de qualquer coisa;
2 – Esclareça para o cliente de forma simples as limitações do seu setor, sejam eles: técnicos, contratuais, de prazos – mas que possui a clara visão de como poderá ajudá-lo;
3 – Faça perguntas específicas sobre o problema do cliente para identificar a necessidade dele;
4 – Sempre escreva e repita ao cliente o discurso dele com suas palavras para confirmar o seu entendimento;
5 – Dê sugestões para solucionar a questão com base em sua própria experiência – não no que você acha que o cliente quer ouvir;
6 – Dependendo da urgência da situação, forneça ao cliente em tempos um retorno de como está o andamento daquele atendimento, desde que haja evolução seja positiva ou negativa
7 – Apenas faça promessas que você sabe que poderá cumprir;
8 – Muitas vezes o cliente só quer ser ouvido: mesmo que a situação já tenha sido solucionada, ele quer falar a respeito ou confirmar se essa solução foi a mais acertada. Ouça o que ele tem a dizer e evite exemplificar situações semelhantes, isso pode trazer mais insegurança ao cliente para futuras negociações;
9 – Jamais deixe um atendente mostrar que quer se livrar daquele problema: o papel de uma boa empresa é mostrar interesse e empenho em solucionar uma questão, e não fazer rapidinho para se livrar daquele abacaxi. Parece fácil, e até é, mas exige comprometimento e respeito pelo consumidor. Mas ele merece. Ele que banca seu negócio, lembra?
10 – Transforme sua equipe comercial / vendas em vendedores capazes de realizar vendas saudáveis para empresa e para o cliente e não tiradores de pedidos.
O universo comercial tem muitas variáveis, mas todas elas giram em torno de um bom atendimento ao cliente.


O objetivo da palestra C.A.O.S é exatamente este, apresentar as equipes de vendas, logística, transporte como o cliente deslumbra seu atendimento em situações adversas.


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