Caminhoneiros cada vez mais conectados
Em pesquisa sobre o perfil do caminhoneiro,
realizado pelo Grupo Volvo Latin America, ficou constatado que 38% dos
motoristas que rodam pelas estradas brasileiras possuem smartphones. “É um
índice bastante alto e indica que o motorista e o transportador estão cada vez
mais adotando novas tecnologias no ambiente de trabalho”, afirma Daniel Homem
de Mello, gerente de marketing da Volvo no Brasil.
O estudo também indica que 62% dos caminhoneiros pesquisados
possuem desktop (computador de mesa) em casa; 24% dizem ter tablet em casa e 4%
afirmam usar tablet nas viagens de caminhão; 38% têm notebook em seu domicílio
e 4% declaram que usam notebook na estrada. “Quando olhamos exclusivamente para
o caminhoneiro que faz viagens de longa distância, 60% indicam ter notebook em
casa”, destaca Mello. “Ourto dado curioso é que, quanto mais longo o trecho,
mais conectado é o caminhoneiro. A utilização do smartphone chega a 50% para
caminhoneiros que fazem distâncias mais longas”, completa.
Sobre a forma de uso, o levantamento aponta que 38% dos
motoristas que têm smartphones, 67% usam os aparelhos para fazer ligações, 62%
para acessar a internet e 55% para conversar no WhatsApp. Além desses dados,
54% dos motoristas estão no Facebook, 33% usam o aparelho para enviar mensagens
e 44% para transmitir fotos. De todos os caminhoneiros ouvidos, 31% acessam a
internet diariamente. “O smartphone do caminhoneiro é usado como uma
multiplataforma: além de ferramenta de trabalho, é fundamental para mantê-lo
próximo da família e amigos enquanto viaja”, diz Mello.
Comentários
Postar um comentário