AD-VALOREM / CARTA DDR, O que é o que ?


Existe muita confusão “no mercado de seguros” acerca do entendimento a que se destina o “Frete Ad Valorem” que os Transportadores em geral cobram dos Embarcadores nos seus contratos de transporte.
Tal confusão no sentido de que Frete Ad Valorem é para pagar especificamente o prêmio de seguro, foi até um dos fatores que motivou como argumento a proliferação das cartas DDR nos seguros de transportes, onde infelizmente acabou por ser institucionalizada em nossas condições contratuais de forma automática, e que claramente acabou por se desviar da sua finalidade como ferramenta de viabilização de seguros e operações de transportes.
Historicamente, o Ad Valorem cobrado pelo Transportador nunca foi e não é apenas para pagar o seguro de responsabilidade do transportador, mas para complementar o custo do serviço e para dar suporte as responsabilidades do Transportador assumidas ou não por seus contratos de seguros.
Claro que uma maior elucidação sobre o tema deixo para os Transportadores apresentarem, “afinal é a praia deles”, mas no sentido de colaborar com esse entendimento no mercador segurador, venho fazer as seguintes considerações:
Faça uma simulação:
Se você é um transportador e um cliente leva para você uma pequena caixa de madeira com 4 Kgs para sua transportadora fazer a rota SP/RJ.
O que você cobraria conforme a mercadoria?

Frete PESO: R$ 30,00 por quilo
A) Caixa com 4 Kgs de canetas...no valor R$ 1.500,00.......................Frete peso = R$ 120,00
B) Caixa com 4 Kgs com ampola de RX no valor de R$ 980.000,00... Frete peso = R$ 120,00

Frete Ad-Valorem 1/1000:
a) Caixa com 4 Kgs de canetas...no valor R$ 1.500,00 …frete Ad-Valorem = R$ 1,50
b) Caixa com 4 Kgs c/ampola de RX: no valor de R$ 980.000,00... Frete Ad Valorem = R$ 980,00

Qual seria o mais obvio de se trabalhar? “Somente Frete Peso” ou “Somente Frete Valor”?
Por esse motivo, a cadeia de transportes adotou a cobrança considerando as duas formas simultâneas: ajustou o frete de duas formas para poder alcançar as mais variadas possiblidades de composição entre peso x valor, e que tivessem um conceito uniforme de cobrança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para mau cheiro no baú do caminhão

Importância da Roteirização na Logistíca