Força Tarefa no Espirito Santo

O Espírito Santo passa a contar, a partir desta terça-feira (23), com uma força-tarefa que visa a combater os casos de furtos e roubos de cargas no Estado. O grupo de trabalho é composto pelas polícias Civil e Militar, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal, Secretaria da Fazenda e entidades da sociedade civil organizada.
De acordo com o subsecretário de Estado de Integração Institucional, Guilherme Pacífico da Silva, responsável por coordenar os trabalhos da equipe, o Espírito Santo não está entre os estados com maior incidência de furtos e roubos de cargas no Brasil. No entanto, ele ressalta que a ação será de prevenção para que o Estado se mantenha nesse patamar.
"Será um trabalho preventivo. Ele será articulado e integrado entre todas as forças, visando manter os atuais indicadores. Atualmente 85% dos furtos e roubos de cargas acontecem na região sudeste. Desse percentual, o Espírito Santo só responde por 1%. A grande maioria dos casos está em São Paulo, Rio de Janeiro e região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, há muitos casos no sul da Bahia, que também é próximo do Espírito Santo", explicou.
Segundo o subsecretário, neste ano o Estado registrou 17 casos de furtos ou roubos de cargas, enquanto no Rio de Janeiro, por exemplo, o número de ocorrências do tipo chegou à casa dos milhares. Além disso, Pacífico ressalta que o prejuízo das empresas de transporte de carga, em todo o Brasil, no ano passado, foi de R$ 2,2 bilhões, enquanto no Espírito Santo essa cifra não chegou a R$ 100 mil. Vale lembrar que esse valor é referente às cargas não recuperadas.

De acordo com o subsecretário, no Estado as cargas mais roubadas foram de cigarros, seguidas de equipamentos eletrônicos. Já no cenário nacional, os eletrônicos lideram, seguidos dos cigarros. Guilherme Pacífico destacou ainda que 65% dos roubos ocorridos em território capixaba foram em áreas urbanas e a grande maioria aconteceu no horário de 8 horas ao meio-dia.

FONTE: SETECESP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para mau cheiro no baú do caminhão

Importância da Roteirização na Logistíca