Frota Brasileira

Boa Noite Galera, alguns dados sobre a frota Brasileira nos últimos anos.

A frota circulante brasileira cresceu 3,7%, atingindo 41,5 milhões de veículos. O número inclui os automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus que rodavam no País em 2014. O estudo foi divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

A idade média da frota, que era de oito anos e seis meses nos dois anos anteriores, subiu para oito anos e oito meses, o que indica menor entrada de veículos novos no mercado.

“Como a base é muito grande, o aumento de dois meses na idade média é bastante significativo”, avalia o conselheiro do Sindipeças responsável por mercado de reposição, Elias Mufarej.

A participação dos importados parou de crescer e manteve-se em 13,9% do total da frota, a mesma de 2013. No período de 2009 a 2011 eles ganharam um ponto porcentual a cada ano. A relação entre a população e a frota em 2014 foi de 4,9 habitantes por veículo. Como comparação, em 2004 havia 8,1 habitantes por veículo.

A participação de veículos flex continua crescendo e se aproximou de 55% em 2014. Já os a gasolina recuaram três pontos porcentuais em um ano e passaram a 34,3% do total. Os modelos a diesel se mantêm em aproximadamente 10%. Os carros movidos apenas a etanol representaram 1,5%. Modelos a GNV, híbridos e elétricos não entram na conta pela baixa representatividade.

PARTICIPAÇÃO POR ESTADO

Os veículos estão concentrados predominantemente em São Paulo, com 36,8% do total; Minas Gerais, com 10,4%; Rio de Janeiro, 9%; Rio Grande do Sul, 8,5%; e Paraná, com 8,1%. Juntos, eles somam 72,8% de todos os veículos que transitavam no País no ano passado. De 2013 para 2014 São Paulo perdeu 0,2 ponto porcentual de participação e Minas Gerais, 0,4 pp, enquanto o Rio Grande do Sul ganhou 0,5 pp.


FONTE: SETCESP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para mau cheiro no baú do caminhão

Importância da Roteirização na Logistíca